AÇÕES QUE CONDUZEM AO OBJETIVO DA ESCOLA
SABATINA
No último sábado conhecemos algumas ações que nos levam a atingir os objetivos práticos propostos
pela Escola Sabatina, visando à eficácia do processo de discipulado.
A
fixação de metas reais e praticas no relacionamento com Deus e com os irmãos
aprimora a eficácia da transmissão das mensagens contidas na lição da escola
sabatina.
Nesse
contexto, a recapitulação da lição da Escola Sabatina tem como objetivos principais:
a)
Conduzir o aluno a conhecer a Deus, mediante estudo da Bíblia, e não apenas
conhecer sobre Deus.
b)
Fixar da mensagem de Deus (sua vontade para conosco) em nossa mente e coração,
de modo a estimular um processo de conversão e/ou reavivamento conduzido pelo
Espírito Santo, até que saiamos da mera teoria e adentremos à pratica desejada
por Cristo.
O
resultado final do estudo da lição da Escola Sabatina deve ser conduzir pessoas
a Cristo, não meramente para frequentarem uma Igreja, se curarem de vícios ou
prosperarem na vida, mas para refletirem o caráter de Deus em todos os atos que
praticarem em suas vidas.
A
lição da Escola Sabatina deve promover a reflexão sobre o nosso relacionamento
com Deus, permitindo que o Espírito Santo nos convença da justiça e do juízo, do
amor, graça e da misericórdia de Deus, para que nos arrependamos de nossos maus
caminhos e roguemos por um coração novo.
Resumidamente,
o processo de conversão promovido pelo Estudo da Palavra de Deus deve ser
interno e sincero, e deve resultar nos frutos do Espírito Santo (paciência,
domínio próprio, benignidade, amor abnegado...)
Por
conta disso, cada professor deve estimular a classe a assumir compromissos com
Deus, para que a recapitulação da lição saia do contexto teórico e adentre em
um contexto pratico.
Abaixo,
alguns passos que nos levam a uma probabilidade maior de realização do objetivo
prático da Escola Sabatina:
Passos
|
Probabilidade
de Realização
|
1. Ouvir uma ideia
|
10%
|
2. Decidir adotar uma ideia
|
25%
|
3. Decidir quando realizar a ideia
|
40%
|
4. Planejar como realizar a ideia
|
50%
|
5. Comprometer-se com os outros
|
65%
|
6. Estabelecer um compromisso de
testemunhar resultado
|
95%
|
Como
vemos, quando o aluno é estimulado a praticar a mensagem contida na lição,
comprometendo-se com Deus e com os irmãos a testemunhar as mudanças ocorridas,
a probabilidade de eficácia aumenta significativamente se comparada ao modelo
em que o aluno apenas “ouve uma ideia transmitida pelo professor”, sem decidir
pratica-la.
Que Deus abençoe a todos.
Eduardo Roos Elbl (11/04/2013)
Eduardo Roos Elbl (11/04/2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário