quinta-feira, 11 de abril de 2013

AÇÕES QUE CONDUZEM AO OBJETIVO DA ESCOLA SABATINA


AÇÕES QUE CONDUZEM AO OBJETIVO DA ESCOLA SABATINA
No último sábado conhecemos algumas ações que nos levam a atingir os objetivos práticos propostos pela Escola Sabatina, visando à eficácia do processo de discipulado.
A fixação de metas reais e praticas no relacionamento com Deus e com os irmãos aprimora a eficácia da transmissão das mensagens contidas na lição da escola sabatina.
Nesse contexto, a recapitulação da lição da Escola Sabatina tem como objetivos principais:
a) Conduzir o aluno a conhecer a Deus, mediante estudo da Bíblia, e não apenas conhecer sobre Deus.
b) Fixar da mensagem de Deus (sua vontade para conosco) em nossa mente e coração, de modo a estimular um processo de conversão e/ou reavivamento conduzido pelo Espírito Santo, até que saiamos da mera teoria e adentremos à pratica desejada por Cristo.
O resultado final do estudo da lição da Escola Sabatina deve ser conduzir pessoas a Cristo, não meramente para frequentarem uma Igreja, se curarem de vícios ou prosperarem na vida, mas para refletirem o caráter de Deus em todos os atos que praticarem em suas vidas.
A lição da Escola Sabatina deve promover a reflexão sobre o nosso relacionamento com Deus, permitindo que o Espírito Santo nos convença da justiça e do juízo, do amor, graça e da misericórdia de Deus, para que nos arrependamos de nossos maus caminhos e roguemos por um coração novo.
Resumidamente, o processo de conversão promovido pelo Estudo da Palavra de Deus deve ser interno e sincero, e deve resultar nos frutos do Espírito Santo (paciência, domínio próprio, benignidade, amor abnegado...)
Por conta disso, cada professor deve estimular a classe a assumir compromissos com Deus, para que a recapitulação da lição saia do contexto teórico e adentre em um contexto pratico.
Abaixo, alguns passos que nos levam a uma probabilidade maior de realização do objetivo prático da Escola Sabatina:
Passos
Probabilidade de Realização
1. Ouvir uma ideia
10%
2. Decidir adotar uma ideia
25%
3. Decidir quando realizar a ideia
40%
4. Planejar como realizar a ideia
50%
5. Comprometer-se com os outros
65%
6. Estabelecer um compromisso de testemunhar resultado
95%

Como vemos, quando o aluno é estimulado a praticar a mensagem contida na lição, comprometendo-se com Deus e com os irmãos a testemunhar as mudanças ocorridas, a probabilidade de eficácia aumenta significativamente se comparada ao modelo em que o aluno apenas “ouve uma ideia transmitida pelo professor”, sem decidir pratica-la.
Que Deus abençoe a todos.
Eduardo Roos Elbl (11/04/2013)



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