sexta-feira, 19 de abril de 2013

TEMA: COMO TRAÇAR METAS EQUILIBRADAS


ESCOLA SABATINA – 20/04/2013 - CAPACITAÇÃO PROFESSORES - CLASSE POWER
TEMA: Como traçar metas equilibradas
No Sábado anterior conheceremos algumas atitudes que nos levam a atingir os objetivos práticos propostos pela Escola Sabatina. Em termos percentuais, aprendemos que existe uma probabilidade progressiva de êxito em relação a cada atitude que decidimos adotar.
Isso serve tanto para as ideias que decidimos adotar, visando um melhor “funcionamento” da Escola Sabatina, quanto para efetivar mudanças em nossas próprias vidas, quando, sob a luz da Palavra de Deus, percebemos que estamos cometendo falhas, pecados.
Ocorre que, mesmo quando nos comprometemos com os irmãos a testemunhar o resultado acerca de algo que decidimos praticar, corre-se o risco da medida não surtir o efeito desejado se as metas propostas não forem bem traçadas.
Neste Sábado, desenvolveremos um pouco mais a questão prática das metas que decidimos adotar, seja para melhoramento da Escola Sabatina, ou mesmo para o nosso desenvolvimento espiritual próprio. Metas inteligentes e bem traçadas são aquelas inspiradas pelo Espírito Santo e baseadas em equilíbrio e moderação, tal qual é o nosso Deus.
2 Timóteo 1:7:  Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. Provérbios 3:21: Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; 

As metas equilibradas devem ser:

Possíveis, ou seja, realizáveis na condição em que nos encontramos no momento da adoção da meta
Adequadas à nossa realidade;
Realizáveis em um prazo plausível;
Específicas e providas de parâmetros bem definidos;
Mensuráveis, ou seja, quantificáveis.

Exemplo Prático: Pensemos na hipótese de um cristão que leva sua vida profissional em ritmo frenético, dorme tarde e acorda muito cedo, para “dar conta” do trabalho. Essa pessoa ouve um sermão na Igreja e percebe que muitos dos problemas que enfrenta se devem ao fato de não dedicar tempo a Deus pela manhã, deixando, por conta disso, de receber o batismo diário do Espírito Santo. Animado com a possibilidade de mudança, porém, sem planejar suas metas com equilíbrio, compromete-se a orar e meditar na palavra de Deus pela manhã, por pelo menos 3 horas, todos os dias da semana, antes de ir ao trabalho. Ainda assume o compromisso de testemunhar as mudanças com os irmãos da Igreja. Contudo, não cogita alterar o ritmo de sua vida, o que tornou as metas adotadas irrealizáveis. No começo, ao invés de acordar às 7 horas da manhã para trabalhar, até acordava às 4 horas da madrugada para orar e meditar. Contudo, passados os dias, não tinha mais disposição alguma para acordar, pois seu ritmo de vida continuava o mesmo, levando-o a dormir tarde da noite. Frustrou-se no começo, porém percebeu que havia assumido metas impossíveis de realizar, pois não eram adequadas à sua realidade naquele momento. Percebeu que a meta era boa, pois o aproximaria de Deus, porém irrealizável, caso não alterasse seu ritmo de vida. Assim, decidiu diminuir seu ritmo profissional, dar mais tempo à família, dormir mais cedo e, num primeiro momento, acordar 01 horas antes do habitual (6 horas da manhã) para meditar e orar a Deus. Esse processo contínuo e equilibrado culminou em efetivas melhorias em seu relacionamento com Deus, levando-o a traçar novas metas, moderadamente.

Adotemos metas equilibradas para evitar a frustração e progredir sempre em nossos relacionamentos, especialmente em relação a Deus. Ponta Grossa, 20/04/2013.

Eduardo Roos Elbl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário