sexta-feira, 28 de junho de 2013

ESCOLA SABATINA – 28/06/2013 – MATERIAL PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: TÉCNICAS PARA FALAR DE IMPROVISO

Jesus disse, em Marcos 16:15: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

A ordem de Cristo é dirigida a todo Cristão, que somente será capaz de cumprir o desígnio de Deus se com Ele manter um íntimo relacionamento, de modo que o Espírito Santo promova a capacitação necessária para a pregação do evangelho.

É certo que a pregação do evangelho possui certos “níveis de profundidade, complexidade e alcance”, cabendo a pastores, a anciãos e professores, transmitir mensagens mais profundas, enquanto que o membro da igreja pode trabalhar com estudos bíblicos que expõe os fundamentos da fé adventista, ou mesmo testemunhar de forma pura e simples sobre o amor de Jesus.

O fato é que todos os cristão tem a missão de “ir e pregar o evangelho”, cada qual de acordo com o dom que lhe foi concedido, sendo que todos os atos praticados em favor da vontade de Deus tem igual importância e relevância para Ele.

Nesse contexto, devemos estar sempre prontos a atender a vontade de Deus, conhecendo-o cada dia mais, através da leitura de Sua Palavra, da oração, e também do estudo da lição da Escola Sabatina.

Porém, é possível que em determinadas circunstâncias sejamos surpreendidos com algum convite inesperado, como por exemplo, fazer uma oração, uma meditação, recapitular a lição da escola sabatina ou mesmo pregar no culto divino.

Isso pode acontecer por diversos fatores, mas principalmente quando somos visitantes de igrejas menores, ou em outras cidades. Estas coisas acontecem não por acaso, mas sim, por obra do Espírito Santo, e penso a resposta que devemos dar ao convite de Deus está exemplificada em Isaías 6: 8: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Mas como falar de improviso, sem deixar que o nervosismo domine?  Existem algumas técnicas básicas que podem ser desenvolvidas, mas principalmente, ao receber um convite inesperado para falar a algum publico, primeiro ore a Deus pedindo que seja Ele o condutor das ações. Abaixo, as técnicas:

1º Tenha uma atitude positiva: (Provérbios 23:7)
2º Agradeça a oportunidade de trabalhar para Deus:
3º Comece falando sem medo, pois o Espírito Santo auxiliará e guiará;
4º Mencione uma evidência (algo que dará foco ao assunto) Nesse ponto, importantes alguns apontamentos: A evidência pode ser um fato (circunstância ocorrida com você ou com terceiros), uma analogia (tal qual fazia Cristo por meio de parábolas), um testemunho (alguma experiência pessoal ou de terceiros, da forma com que Deus atuou em sua vida), um objeto (objetos, mapas, gráficos, fotos, desenhos, etc.) ou estatísticas (indicativos, percentagens, comparações, tendências, dados, etc.).
5º Desenvolva o tema;
6º. Faça um fechamento;

Agindo assim, teremos êxito até na fala de improviso, para honra e gloria de Deus.


Deus abençoe a todos. Ponta Grossa, 28/06/2013 . Eduardo Roos Elbl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário