ESCOLA
SABATINA – 01/06/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: liderança
e atitudes que facilitam a obtenção de cooperação e comprometimento
Na análise anterior,
observamos que o professor da Escola Sabatina tem parcela de responsabilidade
na percepção, condução e resolução de determinados problemas, isso por conta da
condição de liderança que exerce dentro da Igreja.
Neste
Sábado, desenvolveremos um pouco mais alguns princípios de relações humanas que
facilitam e potencializam o exercício da liderança, no contexto do trabalho em
equipe desenvolvido nas unidades de ação (inclusive, para fins do projeto
Escola Sabatina em Ação), visando obtenção de cooperação e comprometimento de
todos.
1) Seja diplomático:
Um líder com personalidade intransigente afasta potenciais colaboradores, pois
qual é a pessoa que irá se mobilizar (sair da sua zona de conforto), para
cooperar com alguém que impõe suas ideias, sem abertura para o diálogo?
2) Comece o
diálogo de maneira amigável: Ser uma pessoa amigável é uma opção de vida, pois
conscientemente permitimos que o Espírito Santo nos modele. Projetos iniciados
de forma amigável, sem muita pressão ou cobrança demasiada, atraem
colaboradores para a causa.
3) Saiba
fazer perguntas: Líder não é aquele que entende toda a problemática de uma
situação já na primeiro contato, mas sim aquele que reconhece a necessidade de
saber mais sobre algo que não domina, o fazendo através de perguntas que ajudam
a detalhar determinada situação.
4) Respeite
a opinião alheia: Olhar determinada situação sob a ótica alheia muitas vezes
traz soluções melhores ou mais praticas.
5) Elogie ideias
e progressos: O elogio a novas ideias e ao progresso estimula a equipe a não se
acomodar.
6) Valorize
aquele que idealiza uma solução ou trabalha com afinco para efetiva-la: Sabemos
que todos os méritos são de Jesus Cristo. Quando realizamos uma obra visando
glorificar a Deus, os êxitos devem ser compartilhados entre todos os
integrantes da equipe. Detalhe, quando um projeto exitoso é apresentado a
terceiros, se possível, cada integrante da equipe deve ser valorizado
publicamente pela liderança, pois isso gera uma sensação de reconhecimento que motiva
a pessoa a trabalhar mais e melhor.
7) Lance
desafios: O progresso é movido por desafios. Equipes que não se sentem
desafiadas tendem a se acomodar, ou pior, retroceder.
8) Recue,
quando necessário: Quando circunstâncias não previstas antes da implementação
incidem sobre determinado projeto, muitas vezes é necessário recuar, em atitude
de humildade, para que a equipe seja mantida independentemente dos resultados.
9) Tolere “altos
e baixos”: A liderança deve ser
tolerante aos “altos e baixos” apresentados por cada individuo, no curso da
implementação de determinado projeto, caso contrario a motivação diminui e os colaboradores
se dispersam.
10) Lidere
com amor: A condição de liderança exige ação, não omissão. Por isso, muitas
vezes o líder é obrigado a intervir em determinadas ocasiões. Essas
intervenções devem sempre ser pautadas nas Escrituras, como está escrito em 2
Timóteo 3:16: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar,
para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
Agindo dessa
forma, cumprindo os princípios de relações humanas ensinados por Cristo, certamente
conseguiremos cooperação e comprometimento que origina o trabalho em equipe,
muito mais eficiente.
Deus
abençoe a todos. Ponta Grossa, 01 junho de 2013.
Eduardo Roos Elbl.
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