sexta-feira, 24 de maio de 2013

MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO: TÉCNICA OBJETIVA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS


ESCOLA SABATINA – 25/05/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: TÉCNICA OBJETIVA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS
Neste Sábado, desenvolveremos uma técnica objetiva para solucionar problemas, dada a condição de liderança exercida pelo professor. Cada irmão da igreja que aceitou o desafio de exercer a função de professor de Escola Sabatina deve ter em mente que está contribuindo na obra de Deus, conforme Jesus havia ordenado em Marcos 16: 15: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
O estudo diário da lição da Escola Sabatina desenvolve o nosso conhecimento de Deus e, paulatinamente, nos concede a sabedoria da qual necessitamos para pregar o evangelho a toda criatura, independentemente do local onde isso venha a ocorrer, seja na Igreja, na classe, na escola, no trabalho, no âmbito familiar ou mesmo em uma mera fila para atendimento bancário.
Este é o dever de todo cristão, não só dos professores, mas também dos alunos.
Porém, é certo que aos professores cabe uma maior responsabilidade, pois são eles que devem aprofundar-se nas questões da lição que serão recapituladas em classe, sendo que tal circunstância lhe alça a uma condição de liderança. E, por sua vez, a condição de liderança traz consigo a responsabilidade de, em determinadas ocasiões, ter que solucionar problemas.
Pensemos na condição do Pastor. O ministério que exerce é de tamanha importância que implica em ter que solucionar problemas de toda uma Igreja. São dúvidas e problemas relacionados a fé e ao cumprimento das ordenanças de Deus, conflitos de relacionamento interpessoal, além de questões de ordem e reverência dentro da Igreja, dentre outros tantos.
Em escala bastante reduzida isso também ocorre com o Professor de Escola Sabatina, dentro dos limites da liderança que exerce.
É que, dada a proximidade e intimidade com os irmãos que compõe a classe, muitas vezes, a primeira notícia da ocorrência de um problema chega aos ouvidos dos professores. Como dito anteriormente, a liderança alça os professores a uma condição de ter que solucionar problemas, sendo que isso vai desde a realização de uma oração intercessora até a mobilização de outros seguimentos da Igreja para sanar a circunstância prejudicial. A condição de liderança exige ação, não omissão.
Diante disso, sempre mediante oração e relacionamento com Deus, deve o professor submeter o problema, independentemente de sua natureza, ao seguinte método:
Identificar o problema: Vivemos em um mundo tão atribulado que se não delimitarmos perfeitamente o problema, não vislumbraremos suas reais causas e soluções.
Identificar as causas do problema: Medidas paliativas apenas “tapam o sol com a peneira”, e podem contribuir para o agravamento do problema, que deve ser extirpado em sua origem.
Meditar sobre soluções: Somente Deus pode “clarear” a resolução de um problema, meditemos Nele.
Sempre que necessário, saber recorrer a quem tenha maior aptidão para ajudar, dependendo na natureza do problema: Cada problema tem uma particularidade, então, de forma humilde, devemos reconhecer quando a solução do problema foge a nossa alçada, em termos humanos.
Meditar em possíveis consequências de cada solução: Decisões tomadas no impulso muitas vezes podem aparentemente solucionar um problema, mas tendem a causar outros.
Escolher a melhor solução, a que sanar o problema minimizando danos: Colocar em pratica a solução que se apresentar menos prejudicial aos envolvidos, lembrando que a Bíblia é o parâmetro para valorar soluções e consequências, conforme está escrito em 2 Timóteo 3:16: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. 
Por fim, lembremo-nos das palavras de Jesus, contidas em João, 16:33: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
Deus abençoe a todos. Ponta Grossa, 25 de maio de 2013. Eduardo Roos Elbl.

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