ESCOLA
SABATINA – 25/05/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: TÉCNICA
OBJETIVA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS
Neste Sábado,
desenvolveremos uma técnica objetiva
para solucionar problemas, dada a condição de liderança exercida pelo professor.
Cada irmão da igreja que aceitou o desafio de exercer a função de professor de
Escola Sabatina deve ter em mente que está contribuindo na obra de Deus,
conforme Jesus havia ordenado em Marcos 16: 15: Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
O estudo
diário da lição da Escola Sabatina desenvolve o nosso conhecimento de Deus e,
paulatinamente, nos concede a sabedoria da qual necessitamos para pregar o evangelho a toda criatura, independentemente
do local onde isso venha a ocorrer, seja na Igreja, na classe, na escola, no
trabalho, no âmbito familiar ou mesmo em uma mera fila para atendimento
bancário.
Este é o
dever de todo cristão, não só dos professores, mas também dos alunos.
Porém, é
certo que aos professores cabe uma maior responsabilidade, pois são eles que
devem aprofundar-se nas questões da lição que serão recapituladas em classe,
sendo que tal circunstância lhe alça a uma condição de liderança. E, por sua vez, a condição de liderança
traz consigo a responsabilidade de, em determinadas ocasiões, ter que
solucionar problemas.
Pensemos na
condição do Pastor. O ministério que exerce é de tamanha importância que
implica em ter que solucionar problemas de toda uma Igreja. São dúvidas e
problemas relacionados a fé e ao cumprimento das ordenanças de Deus, conflitos de
relacionamento interpessoal, além de questões de ordem e reverência dentro da
Igreja, dentre outros tantos.
Em escala bastante reduzida isso
também ocorre com o Professor de Escola Sabatina, dentro dos limites da
liderança que exerce.
É
que, dada a proximidade e intimidade com os irmãos que compõe a classe, muitas
vezes, a primeira notícia da ocorrência de um problema chega aos ouvidos dos
professores. Como dito anteriormente, a liderança alça os professores a uma
condição de ter que solucionar problemas, sendo que isso vai desde a realização
de uma oração intercessora até a mobilização de outros seguimentos da Igreja
para sanar a circunstância prejudicial. A
condição de liderança exige ação, não omissão.
Diante
disso, sempre mediante oração e relacionamento com Deus, deve o professor
submeter o problema, independentemente de sua natureza, ao seguinte método:
Identificar o problema: Vivemos em um mundo tão atribulado que
se não delimitarmos perfeitamente o problema, não vislumbraremos suas reais
causas e soluções.
Identificar as causas do problema: Medidas paliativas apenas “tapam o sol
com a peneira”, e podem contribuir para o agravamento do problema, que deve ser
extirpado em sua origem.
Meditar sobre soluções: Somente Deus pode “clarear” a
resolução de um problema, meditemos Nele.
Sempre que necessário, saber recorrer
a quem tenha maior aptidão para ajudar, dependendo na natureza do problema: Cada problema tem uma particularidade,
então, de forma humilde, devemos reconhecer quando a solução do problema foge a
nossa alçada, em termos humanos.
Meditar em possíveis consequências de
cada solução: Decisões
tomadas no impulso muitas vezes podem aparentemente solucionar um problema, mas
tendem a causar outros.
Escolher a melhor solução, a que sanar
o problema minimizando danos: Colocar
em pratica a solução que se apresentar menos prejudicial aos envolvidos,
lembrando que a Bíblia é o parâmetro para valorar soluções e consequências,
conforme está escrito em 2 Timóteo 3:16: Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa
para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
Por fim, lembremo-nos das palavras de Jesus, contidas em
João, 16:33: Tenho-vos dito isto, para
que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci
o mundo.
Deus abençoe a
todos. Ponta Grossa, 25 de maio de 2013. Eduardo Roos Elbl.
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