sexta-feira, 26 de abril de 2013


ESCOLA SABATINA – 27/04/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: MÉTODO EFICAZ DE INSERÇÃO DE IDÉIAS PARA QUE VENHAM A SER  ADOTADAS POR UMA COLETIVIDADE
No Sábado anterior conheceremos algumas questões relacionadas à forma equilibrada com que devemos definir e implementar metas em nossa vida, seja na classe da Escola Sabatina, na Igreja, ou em nosso convívio familiar.
Neste Sábado (26-04-2013), desenvolveremos um pouco mais a comunicação eficaz, na esfera do discipulado, estudando o método adequado para se inserir ideias que, se espera, sejam adotadas por uma coletividade.
Primeiramente, importante colocar que as ideias invariavelmente vinculam-se a quem lhes deu origem, gerando, em um certo grau, a necessidade de que haja responsabilidade e comprometimento do idealizador em relação à implementação da ideia.
Esse é o primeiro passo para que uma ideia sugerida venha a ser adotada por um grupo de pessoas, como por exemplo, pela classe da Escola Sabatina.
Se o idealizador não se compromete a auxiliar no que for preciso para que a ideia seja implementada, existem grandes chances de a coletividade não “tomar para si” a responsabilidade.
Por exemplo, no contexto da Escola Sabatina em Ação: Se o professor apenas sugerir uma ideia, mas não se comprometer a auxiliar em sua implementação, existem grandes chances daquele evento “não sair do papel”.
Em um segundo momento, sugere-se que a ideia sempre seja precedida de um dialogo com Deus, através da oração, da meditação.
Quando colocamos alguma ideia nas mãos de Deus, certamente Ele irá conduzir as circunstâncias de uma forma que seja o melhor para todos. A resposta de Deus pode ser imediatamente após a oração, ou podemos demorar um pouco para percebê-la. Em função disso, devemos sempre estar atentos à suave voz do Espírito Santo, para que tal ideia também seja reflexo da vontade de Deus.
Agindo assim, é certo que estaremos introduzindo na coletividade uma ideia que foi compartilhada e autorizada por Deus. Do contrário, não submetendo nossas ideias a Deus antes de transmiti-las aos demais integrantes da Classe, corremos sérios riscos de conduzir as coisas segundo nossas vontades e desejos pessoais, de forma não moderada ou contrária à vontade de Deus.
 Por fim, a técnica:
Cumpridos os passos anteriores, devemos introduzir a ideia para um grupo de pessoas, da seguinte forma:
1.    Expor a ideia associada a uma evidência que a justifique: Detalhar (enriquecer) a ideia ao ponto de que as pessoas se entusiasmem com ela.
2.    Expor desde logo a ação que deve ser praticada para que a ideia seja implementada: Estabelecer um compromisso ativo (uma ação que deve ser realizada), acompanhada de uma meta moderada (possível de ser atingida) que deverá ser compartilhada com todos, ao final.
3.    Expor o benefício que aquela ideia trará à coletividade ou às pessoas próximas: Informar a todos o que cada um tem a ganhar se decidirem adotar a ideia.

Submetamos sempre nossas ideias e sonhos a Deus, para que os resultados positivos sejam unicamente para Sua honra e gloria.
Eduardo Roos Elbl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário