sexta-feira, 21 de junho de 2013

A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO DE PERGUNTAS NO DESENVOLVIMENTO DO TEMA

ESCOLA SABATINA – 21/06/2013 – MATERIAL PARA CAPACITAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA INTRODUÇÃO DE PERGUNTAS NO DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Durante a recapitulação de um estudo em classe, é importante que o professor tenha a habilidade de introduzir o tema de maneira a estimular o raciocínio do aluno, visando o diálogo, a interlocução.
Para tanto, é importante a atenção do aluno seja despertada ante a relevância do tema, de modo que o envolvimento com o assunto seja progressivo, até que seja possível obter uma conclusão, ou troca de experiência, aplicável à vida de todos.
Mas como obter tal avanço?
Um dos melhores métodos de aprendizado é a interlocução, onde cabe ao professor introduzir determinado tema, e então formula perguntas direcionadas, de modo que todos, intuitivamente, progridam em seus raciocínios e atinjam o ponto de poder expor suas opiniões.
O estímulo ao pensamento, à formulação de conclusão própria, é o método de ensino que apresenta melhores resultados no sentido da fixação do tema, principalmente a médio e longo prazo.
Isso porque a simples recapitulação da lição pelo professor, sem espaço aos diálogos, ativa somente a memória de curto prazo, já que a área do raciocínio não fora estimulada.
Quando o aluno sabe que a lição será conduzida na formatação de diálogo, aumentam as chances de que o estudo prévio seja desenvolvido com mais entusiasmo e atenção, já que o espaço para sua manifestação será livre.
O homem (gênero) é um ser sociável, criado por Deus para se relacionar, e o relacionamento implica em troca de experiências. Essa é a chave. 
Obviamente que cabe ao professor a condução do tema, a o direcionamento das perguntas. Também cabe ao professor corrigir raciocínios equivocados e contrários à Palavra de Deus. 
Mas isso deve ser feito com amor, e principalmente, sem que haja pressão durante a interlocução.
Jesus, o modelo a ser seguido, em muitas ocasiões se utilizava de perguntas para estimular os ouvintes a se posicionar sobre determinado assunto, conforme vemos em Mateus 16: 13-17:

Mateus 16:13-17
Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? " Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas"."E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. 

Amigos, usemos os métodos de Jesus em nossos ministérios, pois devemos recordar que tudo na vida demanda uma escolha, e principalmente, de maneira mais acentuada, no contexto do Grande Conflito, que não admite o meio termo, a omissão, ou o tal, “ficar em cima do muro”.
A escolha por Jesus deve ser manifestada de forma firme e inabalável diariamente, e esse é o principal raciocínio que deve ser estimulado na vida de todos os cristãos.
Deus abençoe a todos. Ponta Grossa, 21/06/2013
Eduardo Roos Elbl.

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