sexta-feira, 17 de maio de 2013


ESCOLA SABATINA – 18/05/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: ORATÓRIA E O EFEITO DAS PALAVRAS
No último estudo conheceremos algumas técnicas de inserção de ideias em uma coletividade, para que sejam adotadas e efetivadas.
Neste Sábado, desenvolveremos um pouco mais a comunicação eficaz, na esfera do discipulado, estudando a questão da fé e da convicção naquilo que estamos transmitindo ou empreendendo.
A Bíblia da uma enorme importância para aquilo que falamos, pois estamos externando que temos em nosso interior.
A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos. Provérbios 10:11

Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento. Provérbios 10:13

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Provérbios 10:19

Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento. Provérbios 10:21

A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada. Provérbios 10:31

Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.  Provérbios 10:32

Por isso, os professores, que trabalham com uma coletividade, devem sempre estar atentos ao que estão explanando, pois, em muitas ocasiões, um simples desabafo em tom de negatividade gera também negatividade nos ouvintes.
Tanto é assim que a Palavra de Deus nos diz que somos o que pensamos (Pv 23:7), portanto, se pensamos negativamente, externamos negatividade e geramos ações negativas, ou pior, a falta de ações.
Porque, como imaginou no seu coração, assim é. Provérbios 23:7

Obviamente que a Bíblia nos relata inúmeros textos de Profetas do antigo testamento, que se encontravam assolados pela condição espiritual do antigo Israel, e tinham muitos motivos para lamentar.
Contudo, as lamentações e as palavras severas sobre juízos vindouros sempre vinham acompanhadas de uma mensagem de esperança, proveniente de Deus, que fazia-os lembrar das promessas de salvação e redenção, e principalmente, da vinda de Jesus.
Portanto, reflitamos sobre o conteúdo de nossas mensagens e a forma de transmiti-las à classe.
É um grande privilégio poder levar a palavra de Deus às pessoas, mas também é uma grande responsabilidade, pois podemos, através das palavras, atrair bênçãos ou maldições, lembrando que:
Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo dos justos será concedido. Provérbios 10:24

Assim, entreguemos nossos caminhos ao Senhor para que sejamos verdadeiramente inspirados e capacitados pelo Espírito Santo, a falar sobre o amor de Deus e sua vontade para com a nossa vida. 
Deus abençoe a todos.
Ponta Grossa, 18 de maio de 2013.
Eduardo Roos Elbl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário