sexta-feira, 7 de junho de 2013

TEMA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSOS DIAS

ESCOLA SABATINA – 07/06/2013 – MATERIAIS PARA CAPACITAÇÃO
TEMA: CONTEXTUALIZAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSOS DIAS
Sabemos que Jesus nunca nos prometeu uma vida terrena tranquila, longe de tribulações. Pelo contrário, no contexto do grande conflito, devemos nos lembrar das palavras de Jesus, contidas em João 16:33:  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
Muitas vezes, tais tribulações afetam não só o nosso ânimo (e de nossos irmãos), mas também a própria comunhão com Deus. A vida cristã é uma caminhada diária, cheia de lutas, onde podemos em um dia estar cheios do Espírito Santo, e em outro, com sentimento de derrota pelo pecado.
Por conta disso, é importantíssimo que o professor procure, sempre que possível, contextualizar a palavra de Deus ao tempo em que vivemos atualmente, ressaltando o quão aplicável a Bíblia é em nossos dias..
Isso desperta a atenção da classe, pois a percepção de que o tema tratado é atual (e aplicável à vida, ao cotidiano, família, trabalho, etc.), faz com que surja a reflexão, que nos leva a Cristo.
Quando ouvimos que Deus abriu o mar vermelho para o povo de Israel realizar a travessia, após serem libertos do cativeiro do Egito, podemos nos deparar com vários tipos de pensamentos, como por exemplo: Mas nossa cidade não tem mar! Em que ponto isso se torna importante na minha vida?
Nesse ponto entra o professor, que contextualizará a narrativa Bíblica ao nosso tempo.
Baseado no exemplo de Moisés quando à beira do mar vermelho, percebemos que, pelo poder de Deus, Israel atravessou o mar para se livrar de um povo opressor, assim como hoje, na medida de nossa fé, Deus quer nos livrar de nossos vícios (álcool, drogas, compulsões...), de nossos medos (síndrome do pânico, insônia, depressão...), de nossos opressores (questões de bulling, por exemplo), ou ainda, quer nos abrir portas (um emprego, uma cura, um milagre) assim como abriu o mar.
Ao contextualizarmos o ensinamento Bíblico para o nosso tempo, estamos atraindo pessoas para Cristo.
Por vezes, a pessoa enfrenta tantos problemas e tribulações que, por si só, não consegue enxergar solução, mesmo com o auxílio da Palavra de Deus. É como estar dentro do “olho do furacão”, e não poder enxergar nada ao redor.
Por isso, quando recapitulamos a lição da Escola Sabatina, devemos sempre demonstrar quais as promessas de Deus que se encaixam perfeitamente aos problemas cotidianos de nosso tempo. Assim, tudo fica mais claro, e a fé começa a ser desenvolvida na prática, em meio às provações de nosso tempo.
Deus abençoe a todos. Ponta Grossa, 07 de junho de 2013.
Eduardo Roos Elbl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário